segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Curiosidades no bloco de Filhos de Gandhi

Curiosidades no bloco de Filhos de Gandhi
• Dentre as regras do bloco, determinou-se que as mulheres apenas poderiam participar assistindo aos desfiles e na confecção das indumentárias e roupas dos filhos de Gandhi, além de levar comida e bebidas aos participas do desfile durante o cortejo.
• O uso de bebida alcoólica também é proibido, por ir de encontro aos ideais de paz que inspiraram a criação do bloco.
• No segundo ano de desfile o bloco já contava com considerável número de participados e admiradores. A partir de então foram sendo introduzidas as alegorias que representam os sentimentos de Mahatma Gandhi: a cabra - símbolo da vida e o camelo - símbolo da resistência.Em 1951 o bloco foi transformado em afoxé ( estar tem mais uma significáo, aqui para ficar um Bloco, mas afoxé pode ser de madeira e/ou plástico com miçangas ou contas ao redor de seu corpo. O som é produzido quando se giram as miçangas em um sentido, e a extremidade do instrumento (o cabo) no sentido oposto. Antigamente era tocado apenas em Centros de umbanda e no samba. Atualmente, o afoxé ganhou espaço no Reggae e música Pop).
Por terem sido introduzidas músicas afros e o Candomblé como orientação religiosa.
• No quarto ano de fundação do bloco, foram incorporadas novidades: o lanceiro, o fuzileiro e os porta-estandartes, com a função de fiscalizar e assegurar a ordem dentro do bloco. Vieram, ainda, se incorporar ao cortejo o elefante e o camelo maior.
• Em 1974 o Afoxé Filhos de Gandhi fechou por questões administrativo-financeiras, na presidência de Alberto Anastácio da Cruz. O bloco foi despejado de sua sede e todas as suas alegorias foram jogadas na rua. Durante dois anos o bloco não desfilou no carnaval de Salvador.
• Devido a várias campanhas de incentivo de radialistas, principalmente de Gérson Macedo (Rádio Excelsior), o bloco voltou a desfilar, sob o patrocínio de alguns dos seus participantes como Jaime Moreira de Pinho, Hermes Agostinho, Manoel Nicanor das Virgens, Herondino Joaquim Ribeiro, Almir Fialho dentre outros.
• Sob a presidência de Camafeu de Oxóssi (1976 a 1982) e com o apoio de artistas baiano, dentre eles Gilberto Gil, o afoxé retornou às ruas no ano de 1976 desfilando com cerca de 80 homens.
• O número de participados foi crescendo consideravelmente, chegando a 1000 associados em 1978, devido à entrada de não-estivadores no bloco, chegando a 14000 em 1999, ano do cinqüentenário do bloco.
• Em 1979 o afoxé incorporou Raimundo Queirós como destaque, que representava o bloco em desfiles e viagens por todo o mundo, devido à sua incrível semelhança física com Mahatma Gandhi. Raimundo veio a falecer em 17.05.2006, aos 81 anos de idade.
• Curiosidade: No carnaval (festas do genero), os filhos de Gandhi mais jovens, trocam colares por beijos na boca.








Estudantes indianos exigem a devolução de itens pessoais pertencentes a Mahatma Gandhi, devido a ser leiloados, em Nova Iorque, esta semana( dia tres de Marco)
Indian schoolchildren demand the return of personal items belonging to Mahatma Gandhi, due to be auctioned in New York this week (3rd March 2009)

Prezado Senhor Prefeito


Satélite vista Jauá
Estar carta eu foi entregou para prefeito da Camaçari ,agora esperar para ele responder.>

Prezado Senhor Prefeito

Dr. Luiz Carlos Caetano

Venho através desta fazer uma reclamacao e ao mesmo tempo um pedido ao Ilmo Prefeito.

Entrei no site dessa prefeitura e li a respeito da praia de Jauá, algo que nao condiz com a verdade, como por exemplo “Jauá uma praia que encanta o litoral de Camaçari”, ou “a orla da localidade é bem organizada”, ou ainda, “o visitante dispõe de 2,5 quilômetros de agua mansa e uma bela paisagem”.

As praias de Jauá por um período de 2 ou 3 anos já não tem o encanto de alguns anos atrás quando comprei minha casa aqui para morar. A Prefeitura, iniciou uma obra na orla de Jauá, devido aos estragos que o mar revolto havia feito tanto na praia como nas barracas. Ate ai, tudo bem. O inadmissível, é o que os engenheiros dessa Prefeitura fizeram. Na Avenida Beira Mar eles construíram uma murada e novas barracas, no entanto, do lado onde eu moro, na Avenida Atlântica, fizeram um “amontoado” de pedras, diminuíram a praia mais de 5 metros, não fizeram a murada e nem as escadas por onde as pessoas possam descer ate a praia. Com isto, toda a beleza da praia e orla deste trecho acabou, os turistas se afastaram, o trafego ficou perigoso e assim, desvalorizou e dificultou a venda de qualquer imóvel neste local.

Jauá, últimamente está intransitável e insuportavel se chegar de carro em época de verão ou feriados, pois, so temos um entrada de veículos, e assim mesmo, por uma rua estreita de duas mãos, com carros estacionados dos dois lados da rua. Como morador, sofro longo período de espera no transito, ate chegar á minha casa.

Desta forma, solicito encarecidamente que VSa, olhe por Jauá com mais carinho, antes que essa praia se torne apenas uma praia de vândalos, com a saída de seus moradores mais antigos.

Senhor Stuart Duncan Simkins

Rua Ceará 08

Jauá

Camaçari

CEP: 42843000