quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Aprenda a fazer auto-massagem

A técnica de auto-massagem consiste na acupuntura por pressão e melhora a saúde

Ao chegar em casa, depois de um dia inteiro trabalhando de pé ou sentado, repetindo o mesmo movimento, nada mais merecido que uma boa massagem. Mas não é sempre que podemos contar com alguém que esteja disposto a fazê-la. Então, a solução está na auto-massagem.

De acordo com o massoterapeuta Kiyoshi Nagaoka, o do-in é a técnica da compressão, ou seja, acupuntura com pressão. E o especialista garante: “O do-in melhora até casos de tiróide, diabete e problemas estomacais.” Mas alerta: “Cada caso é um caso e precisa de acompanhamento profissional.” E além disso, Nagaoka deixa bem claro que a técnica melhora, mas não cura.

A auto-massagem pode ser feita em qualquer horário e não precisa de nenhum creme ou óleo para massagear. A vantagem é que o do-in tem efeito imediato. Confira a seguir algumas técnicas de auto-massagem para fazer em casa e relaxar. A série inclui alguns alongamentos específicos para criar resistência e poder agüentar um dia inteiro de trabalho.

AUTO-MASSAGEM PARA ALIVIAR A DOR

1 - Para aliviar a dor nas mãos
Pressione o polegar esquerdo sobre a mão direita na região entre o dedo indicador e o polegar. Pressione e friccione, repita esse movimento até a dor passar. Repita o processo com a outra mão
2 - Para aliviar a dor dos braços
Pressione com a mão esquerda sobre a região peitoral. Pressione e pare, repetidamente por 10 a 15 vezes. Repita do outro lado
3 - Para katakori
Leve o braço direito para trás e, com a mão esquerda, segure o ombro direito e puxe para frente. Faça o movimento repetidas vezes
4 - Para aliviar a dor lombar
Sentada, com a mão esquerda, pressione a região lateral interna da palma do pé esquerdo. Pressione e friccione até que a dor passe
5 - Para aliviar a dor do quadril
Também sentada, com a mão direita, pressione a região lateral interna do calcanhar esquerdo. Pressione e friccione até a dor passar
6 - Para aliviar a dor do pescoço
Com a mão esquerda, puxe o pescoço para o lado esquerdo e, ao mesmo tempo, leve a cabeça para o lado oposto (para a direita). Sempre olhando para frente. Permaneça nessa posição até aliviar a dor
7 - Para hipertensão
Pressione os quatro dedos na região lateral do pescoço e apenas apoie o polegar próximo à garganta
8 - Para enxaqueca
Pressione com o polegar a região da mandíbula. Faça esse movimento até aliviar a dor

ALONGAMENTO

9 - Sentada em cima das pernas, leve os braços para trás (segure o ante-braço esquerdo com a mão direita). Sinta a musculatura da coxa, da panturrilha, da região peitoral e peito do pé se alongarem. Permaneça nesta posição durante dois minutos

10 - Na mesma posição, mas com as pernas afastadas, sinta a musculatura interior das coxas se alongarem. Fique nesta posição também por dois minutos

PARA RELAXAR

11 - Para relaxar os pés, fique sentada com os pés estendidos para frente. Apoie o tronco com as duas mãos para trás. Desça e suba os pés repetidamente. Faça o movimento quantas vezes você quiser

1) Ombros

Usando a mão esquerda pegue firmemente o músculo das costas (o trapézio) do lado direito. Inicie um movimento circular mexendo o ombro de forma constante e devagar, sentindo-o passar por toda a mão. A cada seis voltas, aumente a amplitude do movimento e mude o sentido da rotação, até o máximo que conseguir sem desconforto. Repita o exercício no ombro esquerdo.

2) Pés

Fique sentado e com a perna cruzada. Pegue um dos pés com as duas mãos e amasse-o como quem prepara uma massa para pão.

Depois disso, usando os dedos polegares, aperte toda a sola do pé. Demore mais na região localiza na divisão entre o peito do pé e a sola indo do dedão ao calcanhar.

Para terminar com este pé, use as duas mãos para gentilmente ir “torcendo” o pé. Faça os mesmos exercícios com o outro pé.

Ao terminar, não volte imediatemente as suas atividades, fique mais um pouco parado e relaxe.

Saude de homen
Técnicas de auto massagem
Coluna - Para aliviar a tensão muscular e as dores na coluna cervical, pressione o lado direito da nuca com dois dedos da mão esquerda. Repita com a mão direita, do lado esquerdo.

Corpo - Pressione firmemente, estimulando com os dois polegares o centro da sola do pé.

Face - Para reduzir o stress, ajudar a relaxar, dormir melhor e aliviar a dor de cabeça, pressione as têmporas simultaneamente com os dedos indicadores e médios.

Pernas - Para descontrair os músculos das pernas cansadas, coloque as mãos uma de cada lado do tornozelo e deslize suavemente pela barriga da perna até o joelho.

Músculos - Se a sua intenção é relaxar os músculos e aliviar as cólicas, pressione simultaneamente a lateral da perna (abaixo do joelho) e do pé.

Mente - Acalme a mente, reduza o stress e alivie a tensão emocional pressionando o polegar no ponto entre as sobrancelhas.

Tensão - Para aliviar pontos de tensão, segure o pé com uma das mãos e feche a outra num punho solto. Faça pequenos movimentos circulares com os nós dos dedos, por toda a planta do pé

O Yin e o Yang

"Para os chineses, o corpo humano capta as energias dos mananciais da natureza, em especial do sol. Essa energia, quando o organismo está em equilíbrio, é distribuída de modo perfeito", explica o médico acupunturista Dr. Carlos Alberto Rey. "Ela é canalizada por meio de canais invisíveis (chamados meridianos) e divide-se em duas correntes: o Yin e o Yang". Quando esses dois pólos entram em desarmonia, o fluxo vital fica comprometido e você adoece, de acordo com a sabedoria oriental. De acordo com a Medicina Chinesa, é possível tratar todas as enfermidades a partir da sedação ou da tonificação dos meridianos 12 principais, além de outros adjacentes. Mas não existe uma associação direta entre o nome que os canais recebem e os órgãos pelos quais são responsáveis. De acordo com o médico, o chamado meridiano principal da Circulação, por exemplo, está ligado diretamente às funções sexuais, e não ao aparelho circulatório especificamente. Todos os canais têm um número de pontos determinados, distribuídos ao longo do seu trajeto no corpo.

Como fazer

O estímulo pode ser feito com uma agulha apropriada (no caso dos especialistas) ou com a pressão dos

dedos técnica que você mesma pode experimentar, desde que saiba exatamente onde fica o meridiano. O

próprio ponto deve ser apertado e, a seguir, massageado com movimentos de rotação feitos com um dos dedos. "

O círculo precisa ser bem reduzido, mantendo uma firme pressão o tempo todo", ensina o acupunturista. Massageie os pontos com movimentos circulares e no sentido horário para estimular. Se precisar aliviar um dor, adote o sentido anti-horário. "Não há tempo determinado para duração da massagem, pois ela não tem contra-indicação", diz o especialista. Contra alguns males, existe mais de um ponto que pode ser trabalhado. Se for possível, pressione todos uma na seqüência do outro, na mesma intensidade e com a mesma duração. Para isso, use o dedo indicador ou o polegar. Dúvidas sobre a localização dos pontos? Geralmente você vai percebê-los quando sentir uma dorzinha mais forte onde apertar ela demonstra que há algo errado com o seu corpo. Com a orientação do Dr. Carlos Alberto Rey, Minha Vida mostra como controlar ou até solucionar! os dez desconfortos mais comuns, entre todas as idades.

1. Obesidade

Antes, uma ressalva: sem uma dieta equilibrada e exercícios, você pode apertar o corpo inteiro que não vai ter estímulo que dê conta dos quilinhos a mais. Mas se a dupla já faz parte do seu dia-a-dia e, ainda assim, está difícil abaixar os ponteiros da balança, comece a estimular os três pontos a seguir:

Cintura: imagine dois pontos, um de cada lado da sua cintura, localizados a dois dedos acima do seu umbigo.

Pressione ambos, um de cada vez.

Joelhos: na lateral de cada um deles, encontre um ponto quatro dedos abaixo do osso principal e pressione.

Coxas: na lateral interna, conte três dedos acima do osso do joelho e pressione.

2. Dores no peito

Cansaço ou má postura causam dores terríveis no peito às vezes, o excesso de peso nas aulas demusculação também traz umas dorzinhas. Para se livrar delas, estimule os dois pontos a seguir:

Mamilos: encontre as costelas logo abaixo de cada um deles e pressione a região localizada entre elas.

Pulsos: acompanhando a linha do dedo mínimo, encontre um ponto entre o punho e a mão. Pressione.

3. Ansiedade

Além de respirar fundo, quando bater aquele desespero aproveite para fazer uma auto-massagem em dois pontos:

Pulsos: acompanhando a linha do dedo mínimo, encontre um ponto entre o punho e a mão. Pressione. Faça o exercício nos dois lados.

Espaço entre o polegar o indicador: com a palma virada para baixo, espalme a mão. Você vai pressionar um ponto encontrado entre a base do polegar e do dedo indicador.

4. Distúrbios da menstruação

Cólicas e descontrole do fluxo podem ser amenizados com o estímulo de três pontos:

Tornozelos: conte quatro dedos acima daquele ossinho saliente, na parte interna da perna, e pressione, dos dois lados.

Joelhos: conte três dedos abaixo do osso que marca o joelho, do lado interno da perna e pressione.

Barriga: meça dois dedos na linha bem abaixo do umbigo e pressione.

5. Sinusite e Alergias

Desconfortos respiratórios são um dos problemas que mais abalam o fluxo de energia pelo corpo. Isso porque a chegada de oxigênio às células fica supercomprometida. Para evitar que eles se agravem e acabem dando origem a outros males, estimule os pontos abaixo:

Rosto:- logo abaixo do olho, pressione o ponto que marca o início da cavidade óssea. Faça dos dois lados ao mesmo tempo.

Nariz: pressione a raiz do nariz, no final da sobrancelha. Faça dos dois lados ao mesmo tempo.

Nariz: ao lado de cada cavidade, onde o nariz encontra-se com o resto do rosto, existe um ponto. Pressione dos dois lados ao mesmo tempo.

6. Dor-de-cabeça

Para afastar esses fantasma, faça massagens em dois pontos:

Punho: pressione o primeiro ossinho saliente, ali no fim do punho e início do polegar.

Espaço entre indicador e polegar: aperte a área localizada entre as bases do polegar e do dedo indicador.

7. Transpiração excessiva nas mãos

Suavizar este desconforto é possível a partir do estímulo de um único ponto:

Palma da mão: encontre o ponto que fica bem no centro da palma da sua mão e aperte.

8. Zumbido nos ouvidos

Nem mesmo o ruído que insiste em azucrinar sua paciência escapa à atenção dos médicos orientais. Para dar fim nele, os especialistas recomendam duas massagens:

Queixo: abra a boca e encontre uma depressão entre a articulação da mandíbula com o maxilar. Aperte esse ponto, dos dois lados. Você pode fazer ao mesmo tempo ou alternado.

Orelhas: na base delas, encontre a saliência da mandíbula e aperte.

9. Mal-estar ou impressão de desmaio

Se sentir que os olhos estão escurecendo e a tontura se aproxima, não hesite e comece a estimular os pontos abaixo:

Buço: pressione com firmeza a região central do buço (área localizada abaixo do nariz e acima do lábio superior)

Pé: na planta do pé, ache o ponto entre o segundo e o terceiro dedo (considerando o dedão como marca inicial)

10. Dificuldades urinárias

Se você apresenta muito inchaço porque tem dificuldade de eliminar líquidos, faça massagens freqüentes num ponto:

Dedo mínimo: encontre o ponto localizado na primeira junta dele, contando de baixo para cima. Pressione os dedos das duas mãos