Curiosidades no bloco de Filhos de Gandhi
• Dentre as regras do bloco, determinou-se que as mulheres apenas poderiam participar assistindo aos desfiles e na confecção das indumentárias e roupas dos filhos de Gandhi, além de levar comida e bebidas aos participas do desfile durante o cortejo.
• O uso de bebida alcoólica também é proibido, por ir de encontro aos ideais de paz que inspiraram a criação do bloco.
• No segundo ano de desfile o bloco já contava com considerável número de participados e admiradores. A partir de então foram sendo introduzidas as alegorias que representam os sentimentos de Mahatma Gandhi: a cabra - símbolo da vida e o camelo - símbolo da resistência.Em 1951 o bloco foi transformado em afoxé ( estar tem mais uma significáo, aqui para ficar um Bloco, mas afoxé pode ser de madeira e/ou plástico com miçangas ou contas ao redor de seu corpo. O som é produzido quando se giram as miçangas em um sentido, e a extremidade do instrumento (o cabo) no sentido oposto. Antigamente era tocado apenas em Centros de umbanda e no samba. Atualmente, o afoxé ganhou espaço no Reggae e música Pop).
Por terem sido introduzidas músicas afros e o Candomblé como orientação religiosa.
• No quarto ano de fundação do bloco, foram incorporadas novidades: o lanceiro, o fuzileiro e os porta-estandartes, com a função de fiscalizar e assegurar a ordem dentro do bloco. Vieram, ainda, se incorporar ao cortejo o elefante e o camelo maior.
• Em 1974 o Afoxé Filhos de Gandhi fechou por questões administrativo-financeiras, na presidência de Alberto Anastácio da Cruz. O bloco foi despejado de sua sede e todas as suas alegorias foram jogadas na rua. Durante dois anos o bloco não desfilou no carnaval de Salvador.
• Devido a várias campanhas de incentivo de radialistas, principalmente de Gérson Macedo (Rádio Excelsior), o bloco voltou a desfilar, sob o patrocínio de alguns dos seus participantes como Jaime Moreira de Pinho, Hermes Agostinho, Manoel Nicanor das Virgens, Herondino Joaquim Ribeiro, Almir Fialho dentre outros.
• Sob a presidência de Camafeu de Oxóssi (1976 a 1982) e com o apoio de artistas baiano, dentre eles Gilberto Gil, o afoxé retornou às ruas no ano de 1976 desfilando com cerca de 80 homens.
• O número de participados foi crescendo consideravelmente, chegando a 1000 associados em 1978, devido à entrada de não-estivadores no bloco, chegando a 14000 em 1999, ano do cinqüentenário do bloco.
• Em 1979 o afoxé incorporou Raimundo Queirós como destaque, que representava o bloco em desfiles e viagens por todo o mundo, devido à sua incrível semelhança física com Mahatma Gandhi. Raimundo veio a falecer em 17.05.2006, aos 81 anos de idade.
• Curiosidade: No carnaval (festas do genero), os filhos de Gandhi mais jovens, trocam colares por beijos na boca.
Estudantes indianos exigem a devolução de itens pessoais pertencentes a Mahatma Gandhi, devido a ser leiloados, em Nova Iorque, esta semana( dia tres de Marco)
Indian schoolchildren demand the return of personal items belonging to Mahatma Gandhi, due to be auctioned in New York this week (3rd March 2009)
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
SEMPRE FUI FÃ DESTE BLOCO LINDO!! GOSTARIA DE SAIR NA LAVAGEM DO BONFIM, PRECISO COMPRAR UM TURBANTE ALGUEM TEM PRA VENDER? CONTATO vanderson.guerreirop@hotmail.com 32567577 87149302
ResponderExcluir