terça-feira, 7 de abril de 2009

Budismo no Escócia














Bem antes de St. Ninian recuado para sua caverna na praia de Whithorn para meditar c400 BC ou Columba fundada seu Mosteiro de Iona em 563 AD, Escócia tinha conta com centros religiosos de significado como assistido pelos círculos de pedras de Arran a Órcades. Caminho antes de St. Ninian recuou para sua Cave para meditar sobre c400 de Whithorn Beach BC ou Columba fundou seu Monastery em Iona, em 563 BC, um Escócia tinha impulsionou centros religiosos de significante como testemunhado por círculos de pedra Arran de Órcades. Hoje ele ainda é um ímã para aqueles que procuram silencioso e contemplação. Hoje ainda é um pólo de atração para como pessoas buscam calma e contemplação.

Círculo de pedra, Ilhas Ocidentais oculto jóias que sabe que religião fiéis os círculos de pedras e pedras permanente seguidos cinco milénios há mas parece mais provável que era astronômicos na natureza após as estações e os ciclos da terra em relação do sol e Lua. Revista quem sabe o que um Religião adoradores em círculos de pedra e de pé pedras seguidas cinco milênios atrás, mas parece mais do provável foi astronômico na natureza seguintes como estações e so circlos da terra em relação ao sol ea lua. Escócia certamente teria oferecido uma grande lanterna de ceu em para observar planetas. E ainda faz.

Mesquitas e sinagogas são agora tão familiarizados como o kirks (ingrjas) das muitas confissões cristãs e para uma intrépida viajante há raras atrações para eis, como o templo Buddhist tibetano em Samye Ling aninhado na fronteira colinas. Na década de 1950, um líder da ordem Kagyu do Budismo tibetano, Dr. Akong Tulku Rinpoche, fundou um mosteiro nas margens do Rio Rio Esk, nomeado após um que ele tinha deixado no seu próprio país. O Dalai Lama próprio visitou Escócia no início deste ano e, bem como endereçamento e ensino ajuntamentos enormes em Glasgow e Edimburgo fez sua própria peregrinação a Abadia de Dunfermline como ele tem um vivo interesse em visitar locais de peregrinação antiga.
Desde sua fundação em 1967 Samye Ling cresceu em um centro florescente de retiro espiritual, culto e ensino; um Templo de estilo tibetano foi construído e mais recentemente, em 1992, a Comunidade comprada a Ilha de Santa off a Ilha de Arran e construiu um centro para a paz mundial e a saúde. As suas portas abriu em Maio de 2003 e o Centro oferece cursos de meditação e uma oportunidade de participar na vida da Comunidade. A Ilha foi sagrada para os cristãos do Celtic e novo lema da Ilha "paz interior leva a paz mundial" seria certamente greve uma corda com o hermits e anchorites de uma era passada. Embora o século XXI retreaters não escapar o barulhar em cavernas e sobre pilares inacessíveis, o alojamento é ainda simples e o Centro foi concebido ecologicamente com água sendo aquecida por painéis solares e esgotos sendo processadas pelo Estado-da-arte palhetas camas.

Não é outro centro de retiro de budistas que também oferece cursos de meditação no Dhanakosa em Trossachs perto de Callander. Ele é interessante observar que avaliações recentes sugerem que há entre dez e cem mil budistas Ocidental na Grã-Bretanha hoje, de três para cinco milhões na América e budistas de 400 milhões em todo o mundo. No Prefácio do Dalai Lama « O despertar do Ocidente 'ele comentários que' nesta fase da sua história Budismo é mais de uma religião Asiático. » Certamente Escócia tem três das mais belas jóias budista do Ocidente.


Retiros

Findhorn
Findhorn, situados nas costas do Firth Moray, foi estabelecido como um refúgio espiritual para o peregrino holístico, naturesa desde o início dos anos sessenta e é provavelmente mais bem conhecido para o tamanho da sua produção de jardim de mercado e os jardins milagrosa que têm ressurgiu on the dunas de areia da Península Findhorn extraordinário. O programa de experiência é um crescimento pessoal de semana-longo popular e curso de terapia de autoconsciência e participantes provêm de todo o mundo. Findhorn também executa um centro de retiro espiritual em Ilha minúsculos do Erraid desactivar a ponta Sul Oeste do Ross da une.

Iona
Iona é a pequena ilha de Hebridean desactivar a maior ilha de une onde são Columba fundada um mosteiro celta em 563 AD. Foi muito influente no seu próprio tempo e da idade média era o site de uma Abadia Beneditina que ainda representa hoje. A ilha é imbuída com um sentido profundo da paz e é o terreno enterramento dos Reis celtas antigos (um da última, sendo a muito maligned Macbeth) e também a muito amado dirigente do Partido Trabalhista John Smith. A Comunidade de Iona foi fundada em 1938 by the George MacLeod reverend e executa três centros residenciais em Iona e Mull e pessoas a oportunidade de compartilhar da vida de uma Comunidade espiritual.

Pluscarden
Um dos mais bonitos retiros cristãos é o medieval Beneditina Abadia de Pluscarden, não longe de Elgin. Os visitantes podem vagar no jardim murado ou sobre as encostas florestadas circundantes entre os sete serviços diários realizados na Capela. As mulheres estão alojadas em um novo edifício, enquanto homens dormir na Abadia de si. Os hóspedes comem em refectory com os monges e são convidados a contribuir para o trabalho e fazer doações para o alojamento.

Mosteiro de Cisterican A Nunraw
Nunraw, perto de Garvald no Leste Lothian é definido nas marchas laminagem de the Hills Lammermuir e oferece tranquilidade e restauração spirtual a seus visitantes. Os irmãos farm para uma vida e assistir massas das 3 h às 19.00 mas hóspedes têm total liberdade para envolver a qualquer nível escolhem. São Bento viu mantendo um hospidade como parte integrante da missão monastic e Nunraw prevê: "um hospital para doentes almas; um terreno de formação para aquelas fortes; um paraíso refrescante para aqueles cansados e fatigados uma rocha de salvação para aquelas desesperada; e uma inspiração para aqueles zeloso"









NewBold

A Comunidade em NewBold House perto de Forres, é um rebento de Findhorn e é dedicada ao crescimento pessoal e a transformação. A Comunidade não praticar qualquer uma religião, mas bastante engloba uma conexão espiritual com toda a. Os hóspedes são convidados a viver e trabalhar juntamente com a Comunidade, a relaxar e recarregar as baterias espirituais e/ou participar de oficinas de trainamento executados por formadores pessoais.

domingo, 5 de abril de 2009

Tapetes de serragem: Tradição de Ouro Preto

Minha noiva estar parte de grupo alunas de FAOP vai ser decorando da ruas no Ouro Preto e ontem foi para ver procissão, ela me envio esta email...
"Voltei 23:00hs porque acompanhei a procissão toda, ela saiu do Pilar subiu os morros todos e foi parar na igreja de Antonio Dias. É emocionante!!!! Qdo Jesus sai da Igreja do lado de fora tem uma banda de música tocando e os "soldados romanos", esperando por Jesus... aí começa a procissão... Qdo terminar a Semana Santa, vou escrever no meu blog todos os passos desde o primeiro dia até o último.
Hoje as 18:00hs vai ter a procissão do encontro, ou seja, Nossa Senhora, mãe de Jesus sai de uma igreja e vai até a pça. Tiradentes encontrar com Jesus. Chamam a procissão do encontro... dizem que é muito bonita. Desde ontem que os sinos não param de tocarem..."

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) coordena o trabalho dos tapetes, desde o projeto até a confecção. A comunidade se junta aos artistas da FAOP e ainda a turistas brasileiros e estrangeiros. Eu ficar



Todo ano a história se repete: na noite do Sábado de Aleluia e na madrugada do Domingo de Páscoa, as ruas de Ouro Preto se transformam. A população une-se para confeccionar os tapetes que enfeitarão o trecho da cidade por onde passará a procissão da Ressurreição. Este ano, a procissão sairá da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e percorrerá cerca de três quilômetros e meio até a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Todo o trabalho de confecção dos tapetes é artesanal. Para isso são usado ciprestes, farinha de trigo, pó de café, palha de arroz, couro, cal e serragem. A serragem é preparada com quase um ano de antecedência. É separada por textura e tingida de diversas cores.

Bandas de música e grupos de seresta passam a madrugada percorrendo as ruas da cidade para incentivar os moradores que trabalham nos tapetes.

Rivalidade histórica

A tradição de enfeitar as ruas de Ouro Preto com tapetes de serragem é antiga. Em 1733, a Igreja de Nossa Senhora do Pilar foi oficializada pelo Reino de Portugal. O Santíssimo, que representa o Corpo de Cristo, teve de ser transportado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos para a recém inaugurada Matriz de Nossa Senhora do Pilar. “Os negros do Rosário quiseram fazer uma festa muito bonita, durante o Triunfo Eucarístico. Então, eles enfeitaram toda a cidade com tapetes. Depois dessa festa, ninguém mais se lembrou deles”, conta Márcia Valadares.

A confecção dos tapetes só recomeçou em 1963, quando Nossa Senhora do Pilar foi escolhida a Padroeira de Ouro Preto. Todas as ruas da cidade foram enfeitadas, numa grande festa. A Partir daí, os tapetes passaram a compor o cenário da cidade no Domingo de Páscoa e no dia do Triunfo Eucarístico.

A cada ano a cidade fica diferente na Páscoa. É que as duas igrejas matrizes da cidade se revezam na preparação da Quaresma e da Páscoa. Um ano a festa é preparada pela Matriz de Nossa Senhora do Pilar, no outro ano fica por conta da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. E cada paróquia tenta fazer melhor do que a outra.

Essa rivalidade entre as duas paróquias vem da época da colonização da cidade. Foram fundadas duas vilas: Vila Rica e Antônio Dias, que brigavam pela maior produção de ouro e pela preferência da Coroa Portuguesa. Depois, Vila Rica se tornou Ouro Preto e anexou Antônio Dias. Mas a rivalidade continuou, principalmente durante a Semana Santa. No ano em que tudo fica a cargo da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Antônio Dias, o percurso da procissão é maior, cerca de três quilômetros e meio, contra apenas dois da paróquia de Nossa Senhora do Pilar.

Além de um percurso diferente, as procissões são diferentes. Cada matriz tenta inovar na representação das figuras bíblicas integrantes da procissão, ou acrescentar algo novo à programação.

Ritos da Quaresma e Semana Santa

Via Sacra

Durante a Quaresma, os fiéis relembram os 14 passos do sofrimento e da paixão de Cristo. Organizados em procissão, os participantes da Via Sacra percorrem um caminho e param a cada quadro sobre a Paixão, meditam e rezam. As orações são modificadas a cada ano, para que seja lembrado o tema da Campanha da Fraternidade.

Passos da Via Sacra

I – Jesus é condenado à morte

II – Jesus recebe a cruz

III – Jesus cai pela primeira vez

IV – Jesus se encontra com sua mãe

V – O cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz

VI – Verônica enxuga o rosto de Jesus

VII – Jesus cai pela segunda vez

VIII – Jesus consola as mulheres de Jerusalém

IX – Jesus cai pela terceira vez

X – Jesus é despojado de suas roupas

XI – Jesus é pregado na cruz

XII – Jesus morre na cruz

XIII – Jesus é descido da cruz

XIV – Jesus é colocado no sepulcro

Setenário das Dores

Seguindo o relato bíblico, Maria, mãe de Jesus, sofreu calada durante sete ocasiões da vida de seu filho. Em Ouro Preto, esse sofrimento é relembrado durante o Setenário das Dores. A imagem de Nossa Senhora das Dores está com sete punhais encravados no peito. A cada dia do Setenário, um dos punhais é retirado e os fiéis refletem sobre a dor que o punhal está representando.

As sete dores de Maria

1 – Profecia de Simeão na apresentação de Jesus no Templo

2 – Fuga para o Egito

3 – Perda do menino Jesus em Jerusalém

4 – Encontro com Jesus no Calvário

5 – Maria aos pés da Cruz

6 – Descida do corpo de Jesus da cruz

7 – Enterro de Jesus

Setenário das Dores: de 28 de março a 3 de abril, às 19h, na Igreja de Nossa Senhora das Dores

Domingo de Ramos

A comunidade, com ramos nas mãos, recebe as bênçãos do celebrante, no domingo anterior ao Domingo de Páscoa. A celebração recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, dias antes de sua morte.

Domingo de Ramos: dia 5 de abril, às 8h, na Igreja de São Francisco de Assis

Domingo do Encontro

No Domingo do Encontro, duas procissões saem de áreas diferentes da cidade e se encontram na Praça Tiradentes. A imagem de Nosso Senhor dos Passos sai em procissão da Matriz de Nossa Senhora da Conceição para se encontrar com a imagem de Nossa Senhora das Dores, vinda da Igreja das Mercês da Misericórdia (Mercês de cima). A procissão simboliza o encontro de Maria com seu filho carregando a cruz, a caminho do calvário.

Domingo do Encontro: Dia 5 de abril. Às 16h, missa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, seguida de procissão da imagem de Nosso Senhor dos Passos até a Praça Tiradentes. Às 17, missa na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia, seguida de procissão da imagem de Nossa Senhora das Dores até a Praça Tiradentes. Após a Cerimônia do Encontro, procissão date a Matriz de Nossa Senhora do Pilar.

Tríduo Pascal

São os três dias que antecedem ao Domingo de Páscoa: quinta e sexta-feira Santas e Sábado de Aleluia

Bênção dos Santos Óleos

É na Quinta-Feira Santa que acontece a Bênção dos Santos Óleos. São eles: Óleo do Crisma, Óleo Batismal e Óleo da Unção dos Enfermos.

Transladação do Santíssimo Sacramento

A noite de quinta para a Sexta-Feira Santa é um momento de adoração. Os fiéis lembram da noite que Jesus passou em vigília no Jardim das Oliveiras, antes de ser preso. O Santíssimo Sacramento, que representa Jesus Cristo, é retirado da Igreja e levado em procissão para a sala onde será feita a adoração.

Trasladação do Santíssimo Sacramento: Dia 9 de abril, às 16h, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Lava Pés

Na noite da última ceia com seus apóstolos, Jesus, num gesto de humildade, lavou os pés de seus companheiros. A cena se repete na noite da Quinta-Feira Santa, quando o celebrante lava os pés de pessoas da comunidade, caracterizadas como apóstolos. Este ano, aproveitando o tema da Campanha da Fraternidade, os apóstolos serão pessoas idosas da cidade.

Lava Pés: dia 09 de abril, às 20h, na Igreja de São Francisco de Assis.

Sermão das Sete Palavras

Reflexão em forma de palestra das sete últimas palavras de Jesus durante seu martírio

Sete palavras:

1 – “Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem”

2 – “Em verdade, te digo, ainda hoje estarás comigo no paraíso”

3 – “Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí tua mãe”

4 – “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste”

5 – “Tenho sede”

6 – “Tudo está consumado”

7 – “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito”

Sermão das Sete Palavras: dia 10 de abril, às 15h, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Descendimento da Cruz / Procissão do Enterro

Na Sexta-Feira da Paixão, único dia do ano em que não são celebradas missas, os ouropretanos preparam uma cerimônia que lembra a morte de Jesus. No adro da Igreja de São Francisco de Assis, a imagem de Nosso Senhor dos Passos é retirada da cruz, e os fiéis saem em procissão pelas ruas da cidade. A matraca, com seu som fúnebre, abre a procissão. Em seguida vêm as irmandades e pessoas representando figuras bíblicas.

Descendimento da Cruz e Procissão do Enterro: Dia 10 de abril, às 20h, na Igreja de São Francisco de Assis.

Vigília Pascal (Bênção do Fogo Novo, Círio e Água Batismal, Renovação das Promessas do Batismo, Liturgia Eucarística)

Na Vigília Pascal, os fiéis aguardam a notícia da Ressurreição de Cristo. Na celebração acontece a bênção do fogo e do Círio Pascal, canta-se o Exultet, música de proclamação sobre “o Cristo que vence a morte”, e é abençoada a água batismal, renovando as promessas do Batismo.

Vigília Pascal: dia 11 de abril, às 19h, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Procissão da Ressurreição

A procissão celebra a ressurreição de Jesus. Em Ouro Preto, um diferencial marca a festa: a cidade é enfeitada por tapetes confeccionados com serragem e outros materiais.

Procissão da Ressurreição: dia 12 de abril, às 9h, saindo do Santuário de Nossa Senhora da Conceição em direção à Igreja de Nossa Senhora do Rosário.