"Voltei 23:00hs porque acompanhei a procissão toda, ela saiu do Pilar subiu os morros todos e foi parar na igreja de Antonio Dias. É emocionante!!!! Qdo Jesus sai da Igreja do lado de fora tem uma banda de música tocando e os "soldados romanos", esperando por Jesus... aí começa a procissão... Qdo terminar a Semana Santa, vou escrever no meu blog todos os passos desde o primeiro dia até o último.
Hoje as 18:00hs vai ter a procissão do encontro, ou seja, Nossa Senhora, mãe de Jesus sai de uma igreja e vai até a pça. Tiradentes encontrar com Jesus. Chamam a procissão do encontro... dizem que é muito bonita. Desde ontem que os sinos não param de tocarem..."
A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) coordena o trabalho dos tapetes, desde o projeto até a confecção. A comunidade se junta aos artistas da FAOP e ainda a turistas brasileiros e estrangeiros. Eu ficar
Todo ano a história se repete: na noite do Sábado de Aleluia e na madrugada do Domingo de Páscoa, as ruas de Ouro Preto se transformam. A população une-se para confeccionar os tapetes que enfeitarão o trecho da cidade por onde passará a procissão da Ressurreição. Este ano, a procissão sairá da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e percorrerá cerca de três quilômetros e meio até a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Todo o trabalho de confecção dos tapetes é artesanal. Para isso são usado ciprestes, farinha de trigo, pó de café, palha de arroz, couro, cal e serragem. A serragem é preparada com quase um ano de antecedência. É separada por textura e tingida de diversas cores.
Rivalidade histórica
A tradição de enfeitar as ruas de Ouro Preto com tapetes de serragem é antiga. Em
A confecção dos tapetes só recomeçou em 1963, quando Nossa Senhora do Pilar foi escolhida a Padroeira de Ouro Preto. Todas as ruas da cidade foram enfeitadas, numa grande festa. A Partir daí, os tapetes passaram a compor o cenário da cidade no Domingo de Páscoa e no dia do Triunfo Eucarístico.
A cada ano a cidade fica diferente na Páscoa. É que as duas igrejas matrizes da cidade se revezam na preparação da Quaresma e da Páscoa. Um ano a festa é preparada pela Matriz de Nossa Senhora do Pilar, no outro ano fica por conta da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. E cada paróquia tenta fazer melhor do que a outra.
Essa rivalidade entre as duas paróquias vem da época da colonização da cidade. Foram fundadas duas vilas: Vila Rica e Antônio Dias, que brigavam pela maior produção de ouro e pela preferência da Coroa Portuguesa. Depois, Vila Rica se tornou Ouro Preto e anexou Antônio Dias. Mas a rivalidade continuou, principalmente durante a Semana Santa. No ano em que tudo fica a cargo da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Antônio Dias, o percurso da procissão é maior, cerca de três quilômetros e meio, contra apenas dois da paróquia de Nossa Senhora do Pilar.
Além de um percurso diferente, as procissões são diferentes. Cada matriz tenta inovar na representação das figuras bíblicas integrantes da procissão, ou acrescentar algo novo à programação.
Ritos da Quaresma e Semana Santa
Via Sacra
Durante a Quaresma, os fiéis relembram os 14 passos do sofrimento e da paixão de Cristo. Organizados em procissão, os participantes da Via Sacra percorrem um caminho e param a cada quadro sobre a Paixão, meditam e rezam. As orações são modificadas a cada ano, para que seja lembrado o tema da Campanha da Fraternidade.
Passos da Via Sacra
I – Jesus é condenado à morte
II – Jesus recebe a cruz
III – Jesus cai pela primeira vez
IV – Jesus se encontra com sua mãe
V – O cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz
VI – Verônica enxuga o rosto de Jesus
VII – Jesus cai pela segunda vez
VIII – Jesus consola as mulheres de Jerusalém
IX – Jesus cai pela terceira vez
X – Jesus é despojado de suas roupas
XI – Jesus é pregado na cruz
XII – Jesus morre na cruz
XIII – Jesus é descido da cruz
XIV – Jesus é colocado no sepulcro
Setenário das Dores
Seguindo o relato bíblico, Maria, mãe de Jesus, sofreu calada durante sete ocasiões da vida de seu filho.
As sete dores de Maria
1 – Profecia de Simeão na apresentação de Jesus no Templo
2 – Fuga para o Egito
3 – Perda do menino Jesus em Jerusalém
4 – Encontro com Jesus no Calvário
5 – Maria aos pés da Cruz
6 – Descida do corpo de Jesus da cruz
7 – Enterro de Jesus
Setenário das Dores: de 28 de março a 3 de abril, às 19h, na Igreja de Nossa Senhora das Dores
Domingo de Ramos
A comunidade, com ramos nas mãos, recebe as bênçãos do celebrante, no domingo anterior ao Domingo de Páscoa. A celebração recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, dias antes de sua morte.
Domingo de Ramos: dia 5 de abril, às 8h, na Igreja de São Francisco de Assis
Domingo do Encontro
No Domingo do Encontro, duas procissões saem de áreas diferentes da cidade e se encontram na Praça Tiradentes. A imagem de Nosso Senhor dos Passos sai em procissão da Matriz de Nossa Senhora da Conceição para se encontrar com a imagem de Nossa Senhora das Dores, vinda da Igreja das Mercês da Misericórdia (Mercês de cima). A procissão simboliza o encontro de Maria com seu filho carregando a cruz, a caminho do calvário.
Domingo do Encontro: Dia 5 de abril. Às 16h, missa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, seguida de procissão da imagem de Nosso Senhor dos Passos até a Praça Tiradentes. Às 17, missa na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia, seguida de procissão da imagem de Nossa Senhora das Dores até a Praça Tiradentes. Após a Cerimônia do Encontro, procissão date a Matriz de Nossa Senhora do Pilar.
Tríduo Pascal
São os três dias que antecedem ao Domingo de Páscoa: quinta e sexta-feira Santas e Sábado de Aleluia
Bênção dos Santos Óleos
É na Quinta-Feira Santa que acontece a Bênção dos Santos Óleos. São eles: Óleo do Crisma, Óleo Batismal e Óleo da Unção dos Enfermos.
Transladação do Santíssimo Sacramento
A noite de quinta para a Sexta-Feira Santa é um momento de adoração. Os fiéis lembram da noite que Jesus passou em vigília no Jardim das Oliveiras, antes de ser preso. O Santíssimo Sacramento, que representa Jesus Cristo, é retirado da Igreja e levado em procissão para a sala onde será feita a adoração.
Trasladação do Santíssimo Sacramento: Dia 9 de abril, às 16h, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
Lava Pés
Na noite da última ceia com seus apóstolos, Jesus, num gesto de humildade, lavou os pés de seus companheiros. A cena se repete na noite da Quinta-Feira Santa, quando o celebrante lava os pés de pessoas da comunidade, caracterizadas como apóstolos. Este ano, aproveitando o tema da Campanha da Fraternidade, os apóstolos serão pessoas idosas da cidade.
Lava Pés: dia 09 de abril, às 20h, na Igreja de São Francisco de Assis.
Sermão das Sete Palavras
Reflexão em forma de palestra das sete últimas palavras de Jesus durante seu martírio
Sete palavras:
1 – “Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem”
2 – “Em verdade, te digo, ainda hoje estarás comigo no paraíso”
3 – “Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí tua mãe”
4 – “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste”
5 – “Tenho sede”
6 – “Tudo está consumado”
7 – “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito”
Sermão das Sete Palavras: dia 10 de abril, às 15h, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
Descendimento da Cruz / Procissão do Enterro
Na Sexta-Feira da Paixão, único dia do ano em que não são celebradas missas, os ouropretanos preparam uma cerimônia que lembra a morte de Jesus. No adro da Igreja de São Francisco de Assis, a imagem de Nosso Senhor dos Passos é retirada da cruz, e os fiéis saem em procissão pelas ruas da cidade. A matraca, com seu som fúnebre, abre a procissão. Em seguida vêm as irmandades e pessoas representando figuras bíblicas.
Descendimento da Cruz e Procissão do Enterro: Dia 10 de abril, às 20h, na Igreja de São Francisco de Assis.
Vigília Pascal (Bênção do Fogo Novo, Círio e Água Batismal, Renovação das Promessas do Batismo, Liturgia Eucarística)
Na Vigília Pascal, os fiéis aguardam a notícia da Ressurreição de Cristo. Na celebração acontece a bênção do fogo e do Círio Pascal, canta-se o Exultet, música de proclamação sobre “o Cristo que vence a morte”, e é abençoada a água batismal, renovando as promessas do Batismo.
Vigília Pascal: dia 11 de abril, às 19h, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição
Procissão da Ressurreição
A procissão celebra a ressurreição de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário