
• Dentre as regras do bloco, determinou-se que as mulheres apenas poderiam participar assistindo aos desfiles e na confecção das indumentárias e roupas dos filhos de Gandhi, além de levar comida e bebidas aos participas do desfile durante o cortejo.
• O uso de bebida alcoólica também é proibido, por ir de encontro aos ideais de paz que inspiraram a criação do bloco.
• No segundo ano de desfile o bloco já contava com considerável número de participados e admiradores. A partir de então foram sendo introduzidas as alegorias que representam os sentimentos de Mahatma Gandhi: a cabra - símbolo da vida e o camelo - símbolo da resistência.Em 1951 o bloco foi transformado em afoxé ( estar tem mais uma significáo, aqui para ficar um Bloco, mas afoxé pode ser de madeira e/ou plástico com miçangas ou contas ao redor de seu corpo. O som é produzido quando se giram as miçangas em um sentido, e a extremidade do instrumento (o cabo) no sentido oposto. Antigamente era tocado apenas em Centros de umbanda e no samba. Atualmente, o afoxé ganhou espaço no Reggae e música Pop).

• No quarto ano de fundação do bloco, foram incorporadas novidades: o lanceiro, o fuzileiro e os porta-estandartes, com a função de fiscalizar e assegurar a ordem dentro do bloco. Vieram, ainda, se incorporar ao cortejo o elefante e o camelo maior.
• Em 1974 o Afoxé Filhos de Gandhi fechou por questões administrativo-financeiras, na presidência de Alberto Anastácio da Cruz. O bloco foi despejado de sua sede e todas as suas alegorias foram jogadas na rua. Durante dois anos o bloco não desfilou no carnaval de Salvador.
• Devido a várias campanhas de incentivo de radialistas, principalmente de Gérson Macedo (Rádio Excelsior), o bloco voltou a desfilar, sob o patrocínio de alguns dos seus participantes como Jaime Moreira de Pinho, Hermes Agostinho, Manoel Nicanor das Virgens, Herondino Joaquim Ribeiro, Almir Fialho dentre outros.
• Sob a presidência de Camafeu de Oxóssi (1976 a 1982) e com o apoio de artistas baiano, dentre eles Gilberto Gil, o afoxé retornou às ruas no ano de 1976 desfilando com cerca de 80 homens.
• O número de participados foi crescendo consideravelmente, chegando a 1000 associados em 1978, devido à entrada de não-estivadores no bloco, chegando a 14000 em 1999, ano do cinqüentenário do bloco.
• Em 1979 o afoxé incorporou Raimundo Queirós como destaque, que representava o bloco em desfiles e viagens por todo o mundo, devido à sua incrível semelhança física com Mahatma Gandhi. Raimundo veio a falecer em 17.05.2006, aos 81 anos de idade.
• Curiosidade: No carnaval (festas do genero), os filhos de Gandhi mais jovens, trocam colares por beijos na boca.


























Estudantes indianos exigem a devolução de itens pessoais pertencentes a Mahatma Gandhi, devido a ser leiloados, em Nova Iorque, esta semana( dia tres de Marco)
